A adidas lançou esta semana um programa de logística reversa para calçados esportivos, o Pegada Sustentável. A iniciativa, pioneira no Brasil, tem o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos, orientando os consumidores em relação ao descarte consciente de materiais e apresentando os principios da Política Nacional de resíduos Sólidos.
A empresa, que é um dos líderes mundiais da indústria de artigos esportivos, vai transformar algumas de suas lojas em postos permanentes de coleta de calçados para reciclagem. Todos os produtos arrecadado serão enviados para a empresa de logística reversa e gestão ambiental, RCRambiental,  que será responsável por descaracterizá-los e transportá-los até seu destino final, onde serão tranformados em combustível para alimentar fornos de cimento, possibilitando o reaproveitamento integral destes calçados esportivos como fonte energética.
De acordo com Fernando Basualdo, Diretor Geral da adidas Brasil, com o programa Pegada Sustentável a adidas do Brasil engloba mais uma parte da sua cadeia de valor com ações sustentáveis, ou seja, a destinação dos nossos produtos ao fim do seu ciclo de vida.
Por enquanto, o descarte poderá ser feito nas 07 lojas e 11 outlets da adidas na grande São Paulo e capital. A partir de março o programa, que segue rigorosamente as normas de legislação ambiental vigente no Brasil, será ampliado para o restante do País.
Bom, agora você já sabe onde vai jogar aquele tênis velho que fica no fundo do quarda roupa, não é?
Fonte:http://midiaboom.com.br/infos-brasil/pegada-sustentavel-adidas/