segunda-feira, 7 de julho de 2014

Jeans pode ser lavado uma vez ao ano, sugerem experts do ramo têxtil

Fonte: Danielle Cerati  Do UOL, em São Paulo

Depois que Chip Bergh, diretor executivo da marca Levi's, declarou em um evento de sustentabilidade realizado recentemente pela revista norte-americana "Fortune" que lava seu jeans uma vez ao ano, muitos ficaram em dúvida sobre quando e como a higienização do denim --que tem fama de ser forte e durável-- realmente deve ser realizada. "Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão dizer para nunca lavá-los", disse o profissional. Na ocasião, ele também destacou a questão ecológica, já que é possível economizar litros d'água ao diminuir o número de lavagens.

Apesar de haver controvérsias sobre o assunto, em um ponto estilistas e profissionais da indústria têxtil concordam: o impacto dentro da máquina, seja ele causado pelo atrito entre peças; a frequência da lavagem; a constante exposição ao sol; o uso excessivo de alvejantes e sabão em pó comuns e a temperatura da água prejudicam a vida útil não apenas do jeans, como de qualquer peça do guarda-roupa.

"Qualquer coisa que cause abrasão influenciará na durabilidade do jeans. Dependendo da forma como a peça é tratada, mais rapidamente ela se desgastará e até rasgará. Por isso, a lavagem excessiva pode prejudicar o tecido. No entanto, algumas lavagens, de fato, prolongarão a vida do seu jeans, mantendo a flexibilidade do denim", esclarece Jonathan Cheung, vice-presidente de design da Levi's internacional, em entrevista por e-mail para o UOL Moda.


A ideia de lavar esporadicamente é para preservar o índigo [corante do jeans] sempre azul e os desgastes naturais, e não para validar uma postura pouco higiênica. "A utilização de um jeans por um período longo envolve todo o tipo de matéria orgânica que é desprendida do corpo --suor, pelos ou células mortas, entre outros. A manutenção desse tipo de substância corpórea por períodos prolongados acaba criando um ambiente propício para a proliferação de microorganismos", salienta Salete da Silva, chefe de produção da loja Ind.co.e olho na frequência
O importante é ter bom senso e saber identificar se está na hora (ou não) de lavar o seu jeans. "Aquelas características criadas pela forma como você usa seu jeans, como as dobras nos joelhos ou os desfiados na parte superior da perna de peças estilizadas, terão menos contraste e serão menos visíveis", acrescenta o vice-presidente de design da Levi's, defendendo um menor número de lavagens.


Diante dos pareceres acima, cabe a você avaliar quão suja está a roupa para decidir se é ou ou não hora de lavar. "O jeans não necessita de lavagens frequentes por ser um tecido que disfarça bem a sujeira e não retém odor. Quanto menos for lavado, mais confortável ficará, preservando suas características originais", acrescenta Bruna Monterosso, da equipe de estilo da marca nacional Oh, Boy!. "Recomendamos esperar o máximo de tempo possível antes de lavá-lo da forma convencional [na máquina]", sugere Cheung.

Nenhum comentário: