domingo, 2 de março de 2008

Conhecendo melhor os couros.....

Tirem bom proveito das informações que são muito úteis para a escolha do material.

São tantos os tipos de couro, os avanços tecnológicos em curtimento e processos que, por vezes, o vendedor nem sabe muito bem o que está comercializando. E foi pensando em auxiliar o comerciante do segmento que o Jornal Exclusivo, através do Caderno Mais Couro, elaborou uma cuidadosa pesquisa relativa aos tipos de couros.
ACABAMENTO – Operação que confere ao couro sua apresentação e aspectos definitivos. O acabamento define o brilho, o toque e certas características fisicomecânicas do couro, tais como impermeabilidade à água, resistência à fricção, solidez a luz, etc. Com o acabamento são dissimulados defeitos superficiais, melhorando a classificação do couro.AMACIAMENTO - Operação de ordem mecânica que tem por finalidade dar ao couro reumedecido melhor flexibilidade e toque macio. Através de um atritamento fibrilar as fibras são descontraídas e/ou descompactadas.
ANILINA – Acabamento realizado em couros com poucos defeitos, que tem como principal característica a ausência de pigmentos de cobertura. Trata-se de um acabamento transparente que permite visualizar o aspecto natural da flor. Usado em artigos finos.
ANTÍLOPE – Couro trabalhado tanto no lado da flor quanto no carnal que, através de um lixamento, adquire um aveludado brilhante normalmente feito em peles suínas.
APARA – Recortes de peles com alto teor de proteínas. Estes recortes podem ser utilizados como matéria-prima na fabricação de outros produtos, entre os quais colas industriais e gelatinosas. São considerados aparas os apêndices não aproveitáveis para o efeito de curtir.
ATANADO – Couro curtido com taninos vegetais que conferem ao couro características como absorção de água, vapor e permeabilidade ao suor, baixa elasticidade e limitada solidez à luz. Empregado para artigos como solas, sandálias, calçados, estofados e artefatos.
BANHO – Volume de água necessário para que se dêem condições de execução a certos processos (realizados em fulões, molinetas ou tanques), como remolho, caleiro, etc.BATER – Ação mecânica que visa amaciar o couro. O amaciamento é feito em fulão, a seco, com bolas de borracha em seu interior. Pode-se amaciar raspas, camurças, relax e outros.
BRANQUEAMENTO OU ALVEJAMENTO - Ato ou efeito de tornar alvo ou branco. Processo realizado no curtume com utilização de substâncias químicas.
CABEDAL – Couro preparado para manufatura da parte superior do calçado.
CALEIRO – Processo que visa a tratar as peles em banho alcalino.

Nenhum comentário: