domingo, 17 de fevereiro de 2008

O CALÇADO E O DIREITO DO CONSUMIDOR.

O calçado é um bem durável, com garantia de uso adequado por um período limitado, sendo assim, o consumidor deve ser informado sobre usos mais apropriados, limpezas, características e funcionalidades gerais.
São válidos tags, escritos nas embalagens e até na nota fiscal, que deve ser exigida como garantia efetiva da compra, originalidade e prazos, tudo com o intuito de informar e esclarecer o consumidor.
O comprador deve estar atento ao produto que está adquirindo, observando não só estilo e preço, mas principalmente, adequação ao uso (finalidade), o calce do modelo (ajuste ao pé) sem apertar e incomodar os pés, a flexibilidade adequada, condições da costura, fivela, cadarços e também a aderência do solado (firmeza) que o calçado proporciona. Jamais deve-se comprar calçados baseado apenas na numeração (ela serve apenas de referência); calce, sinta, caminhe e avalie tudo descrito acima. Se a compra for pela Internet, esteja certo de conhecer os moldes do calçado.
O consumidor também precisa saber que a loja não é obrigada a trocar mercadorias por motivos de cor, tamanho ou modelo. Em se tratando de presentes, promoções ou promessas de vendedor, deve-se solicitar que o combinado seja descrito na nota fiscal.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso a peça apresente vícios aparentes, o adquirinte tem 90 dias para trocá-lo e o estabelecimento 30 dias para resolver o problema, sendo que a empresa pode reparar o produto, caso terminado o prazo de reparação, o consumidor tem direito à troca do produto, à restituição da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional ao preço.
A troca ou reparo só será realmente efetivada se for constatada o problema. É altamente recomendável que o fabricante se entrose com os lojistas, instruindo-o quanto a problemas graves, médios leves e até mesmo duvidosos, forjados e de mau uso.
Como toda troca gera um processo moroso, desgastante e estressante, portanto, vale a pena ter uma política bem definida de troca ou conserto, para se manter e fidelizar o cliente. O ideal é que se haja imediatamente, acordado com o lojista, instruindo-o de problemas mais comuns e facilitando que o mesmo tome as ações devidas nos prazos estabelecidos por lei.

33 comentários:

Daniela disse...

comprei um tenis, onde usei 1 vez e encheu meu pé de bolhas na pontal calçados do Campinas shopping, ao ir conversar com os gerentes, me disseram que nao trocariam pois havia usado o sapato, se nao tivesse usado nao saberia que o calçado é de péssima qualidade!, como devo proceder?

Anônimo disse...

Comprei um tenis pelo o catalogo, e ficou grande o distribuidor não quer troca por outro produto.o que eu devo fazer?

Carlos Henrique disse...

Meu irmão comprou um tenis da marca mizuno no shopping Bonsucesso na loja world tennis no valor de R$ 600.00 após usar o tenis pela 5x o bico abriu, ele levou o tenis a té a loja e a propria loja fez o reparro do tenis, porém agora não queremos mais o calçado, pois se der e com certeza o problema vai volta a loja não vai querer efetuar a troca, o que faço com o cas em questão?
Pois a loja já está com o tenis a mais de 30 dias e até agora nada.

Manuel disse...

Hoje em dia toda a gente quer ter direito de reclamar por tudo e por nada lol viva á republica das bananas!

Anônimo disse...

olá comprei uma sandália da marca Melissa, paguei 170,00 nela e usei ela 2 vezes e festa em casa mesmo o solado dela esta novíssimo mostra que ela não foi gasta dai engravidei e guardei ela na sacolinha que vem na caixa para guarda ela quando peguei ela para usar de novo uma estava colada na outra a tinta do salto sai para outra sandália e agora como já se passou 90 dias eles não querem trocar o que eu faço e muito abuso uma sandália cara mais com qualidade nenhuma ...

Anônimo disse...

Estou no mesmo caso com uma Melissa mas comprei na sexta e fez uma bolha enorme no calcanhar fui trocar na segunda e não trocaram...

Glaucia moesch disse...

Comprei uma sapatlha da marca Santa Lola pra minha filha numa sexta pra uma festa de casamento do sábado de no fim da festa o sapatlha toda tigrada com as ponta brilhosa"....as ponta da sapatlha descamou totalmente...em fim reclamei foi mandada para perícia e me retornaram dizendo q não é defeito de fábrica .....gente um sapato infantil tem que durar no mínimo trinta dias...e a final se uma marca como Santa Lola se dispõe a vender sapato infantil tem no mínimo oferecer qualidade , afinal linha infantil o nome já fala ( é pra criança) e criança brinca, pula.....como podem alegar um mal uso de apenas um dia que a menor usou., ?! Fica aqui meu protesto!!!!

Anônimo disse...

Pois comprei umas sandália schutz passei 2h no máximo com ela em um chá de bebe, simplesmente o solado se desmanchou, foi meu primeiro dia de uso, chego na loja detalhe após uma semana comprada a sandália, e a vendedora n quis trocar... Estou passada... rasguei 300 reais. Estou em estado de choque!!! :(

joana disse...

comprei um tênis da marca mizuno de 179.00 onde usei por 40 minutos em uma caminhada ele se enrugou todo nas laterais fui na loja pra troca o vendedor disse que não poderia troca porque não era defeito fica a minha indiguinasão com essa marca e com essa situação




Anônimo disse...

Olá meu nome lindaura .comprei um tênis troy usei uma vez encheu meus pés de bolhas.

Unknown disse...

Olá sou a Lisandra comprei uma sapatilha damarca meio ponto da shoebiz só que essa sapatilha me machucou muito posso troca-la?

Anônimo disse...

Comprei uma sandalia (melissa)nao faz nem um mes de uso a loja nao é na minha cidade eles disseram que tenho apenas 30 dias para realizar a troca, gostaria de saber qual o prazo estipulado por lei para a troca da sandalia pois ela quebrou!

Unknown disse...

Comprei uma chuteira de campo da kappa e usei uma vez e o solado dela se despedaçou todo o que eu posso fazer agora sera q tem como eu trocar? ??

Unknown disse...

Comprei uma chuteira de campo da kappa e usei uma vez e o solado dela se despedaçou todo o que eu posso fazer agora sera q tem como eu trocar? ??

Brazzucaa disse...

comprei uma melancia mas nao tava com gosto de acerola. e agora?

Unknown disse...

Fiz a compra de um tenis da marca Adidas e o solado parecia que era de isopor, desgastou em menos de um mês. Entrei em contato com a loja autorizada e eles alegaram que não fazem troca por uso. Não recomento a ninguém os tenis da adidas!

Anônimo disse...

comprei um sapato, paguei 119n reais, nas loja Giovana calçados, em Corumba, ms, já faz três meses e ele rasgou embaixo, nos dois lados.Ele é tipo butty, e pelo que sei esses sapatos são feitos para durar, mas é uma porcaria...agora já era...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola comprei um tênis da marca macboot essas da cor mostarda que se esta usando muito agora e depois de 3 meses reparei varios defeitos, pois nao Tinha reparado Ate Entao em uma festa de aniversaeio que eu fui me alertaram pois estava usando um pe de cada par diferente e a diferença e muito nítida nunca reapei por sempre o usa-lo a noite e gostaria de trocar pois isso e possivel?

Anônimo disse...

Boa tarde comprei um sapatenis onde usei no natal e ano novo , quando fui lavar ele se deformo , levei a loja eles mandaram pra calvin Klein fazer a avaliação e foi reprovado , mais não foi mal uso meu e sim uma má qualidade do produto oque pode ser feito tem 33 dias que foi pra avaliação

Felipe Montagnana Antunes disse...

Há algumas semanas encaminhei mensagem a MIZUNO, com fotos de alguns modelos de tênis Mizuno Wave, pedindo análise e solução para dois pares de tênis que rasgaram após poucos meses de uso. Foi com muita insatisfação que recebi resposta negativa da empresa argumentando que o prazo para reclamações é de 1 ano após a compra. Na verdade eu vacilei, sim, em ter encaminhado a solicitação após 1 ano de uso, sendo que os problemas nos tênis apareceram em 6 meses de uso. Mas meu vacilo maior foi confiar em uma marca que não dá "a mínima" para o consumidor, que paga caro pelos produtos. Não se compra um desses modelos hoje por menos de trezentos reais!
Como se já não bastasse o fardo moral e ético que temos que carregar por comprar produtos produzidos em países onde abunda mão-de-obra escrava e trabalhos desumanos, ainda temos que engolir a má qualidade desses tênis caríssimos!
Há anos tenho gastado mais em tênis do que com IPVA do meu carro.
É nítido que o produto apresentou problemas com pouco uso. Nas fotos que tirei dá para notar a diferença entre o tecido sintético superior do Mizuno Wave Creation novo e do modelo antigo do Mizuno Wave Enigma.
Ainda vou pesquisar se tenho algum direito nesse caso. Mas mesmo se eu não tiver, por já ter se passado 1 ano da compra, vou fazer questão de contar para todos os corredores e todos os meus amigos o descaso e a durabilidade dos novos Mizuno Wave!!! Ainda bem que para esses e outros problemas inventaram a SilverTape!!!
#MizunoNuncaMais

Anônimo disse...

Amélia
Comprei uma sandália azaléia de dedos e menos de 3 meses ela soltou uma tira 70,00 reais

Anônimo disse...

Existe defeito de fabricação e mal uso, fato de descolar, sair brilho, Lacear, nenhum desses seria defeitos de fábrica, venhamos e convenhamos, daí fica fácil toda semana ter sapato novo nos pés.

Por isso temos que provar o sapato, ficar de pé, caminhar um pouco dentro dá loja.

Imagine se todos que tiver bolhas no pé, fazer for querer trocar, eu mesmo seria recordista, sempre​ me acontece.

Anônimo disse...

Comprei uma bota só que na sola tem tamanhos iguais mais um dos pés está mais apertado fui olhar por dentro são tamanhos diferentes uma 37 e outra 38 e na sola por baixo as duas são 38 será que tenho direito de trocar?
E no mesmo pe que está apertado tem um defeito por dentro que machuca o pé

Tais disse...

Comprei uma sapatilha para minha filha de 5 anos ela provou andou um poquinho na loja e nao reclamou ela usou ela um pouco a mais na rua e o pe esquerdo machucou o calcanhar de ai fui ver tem uma costura mal feita mas pelo fato dela ter andado um pouco eles nao estao querendo trocar o que faço nesse caso

Unknown disse...

Oi. Comprei um tênis Kolosh na Zig calçados, usei por exatos 20 dias e descolou os lados em ambos, levei para a loja e eles direcionaram para a autorizado que colou de volta, eu queria que eles costurassem, um trabalho super mal feito pior do que eu teria feito em casa. Estou indignada agora o que posso fazer dentro de meus direitos.ainda tem um mês inteiro de garantia me ajude

Anônimo disse...

O mesmo comigo da Melissa muita bolhas que saiu a pele ok devo fazer tem troca quero que leva p fabricantes

Gisele disse...

Daqui a pouco as lojas vão a falência não vai ter mais empregos, porque o povo só quer colocar na justiça por coisas banais

Unknown disse...

Nao compre oakley pois nao dura paguei 800 no handshell nao durou 4 meses ts abrindo tudo

Unknown disse...

Comprei uma sandália da via scarpa ,tem pouco tempo de uso e agora saiu um pedaço de arame nela que feriu rasgou meu pé, o dia posso fazer nesse caso?*

Unknown disse...

Aconteceu isso comigo recentemente e a dona da loja disse que já colou uma vez e ela não tem nada a ver com isso, obs: na primeira vez que usei soltou todo o solado dos dois pés ou seja era um defeito grave,Eu a informei,era motivo de troca,E acabei pagando por uma coisa que não vou usar.

Unknown disse...

Também quero saber como proceder em situação como esta.

Nanda disse...

Estou com uma sandália Schutz na mesma condição. As duas solas racharam no meio e a parte do salto (baixo) esfarelou.