domingo, 17 de fevereiro de 2008

O CALÇADO E O DIREITO DO CONSUMIDOR.

O calçado é um bem durável, com garantia de uso adequado por um período limitado, sendo assim, o consumidor deve ser informado sobre usos mais apropriados, limpezas, características e funcionalidades gerais.
São válidos tags, escritos nas embalagens e até na nota fiscal, que deve ser exigida como garantia efetiva da compra, originalidade e prazos, tudo com o intuito de informar e esclarecer o consumidor.
O comprador deve estar atento ao produto que está adquirindo, observando não só estilo e preço, mas principalmente, adequação ao uso (finalidade), o calce do modelo (ajuste ao pé) sem apertar e incomodar os pés, a flexibilidade adequada, condições da costura, fivela, cadarços e também a aderência do solado (firmeza) que o calçado proporciona. Jamais deve-se comprar calçados baseado apenas na numeração (ela serve apenas de referência); calce, sinta, caminhe e avalie tudo descrito acima. Se a compra for pela Internet, esteja certo de conhecer os moldes do calçado.
O consumidor também precisa saber que a loja não é obrigada a trocar mercadorias por motivos de cor, tamanho ou modelo. Em se tratando de presentes, promoções ou promessas de vendedor, deve-se solicitar que o combinado seja descrito na nota fiscal.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso a peça apresente vícios aparentes, o adquirinte tem 90 dias para trocá-lo e o estabelecimento 30 dias para resolver o problema, sendo que a empresa pode reparar o produto, caso terminado o prazo de reparação, o consumidor tem direito à troca do produto, à restituição da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional ao preço.
A troca ou reparo só será realmente efetivada se for constatada o problema. É altamente recomendável que o fabricante se entrose com os lojistas, instruindo-o quanto a problemas graves, médios leves e até mesmo duvidosos, forjados e de mau uso.
Como toda troca gera um processo moroso, desgastante e estressante, portanto, vale a pena ter uma política bem definida de troca ou conserto, para se manter e fidelizar o cliente. O ideal é que se haja imediatamente, acordado com o lojista, instruindo-o de problemas mais comuns e facilitando que o mesmo tome as ações devidas nos prazos estabelecidos por lei.

22 comentários:

Daniela disse...

comprei um tenis, onde usei 1 vez e encheu meu pé de bolhas na pontal calçados do Campinas shopping, ao ir conversar com os gerentes, me disseram que nao trocariam pois havia usado o sapato, se nao tivesse usado nao saberia que o calçado é de péssima qualidade!, como devo proceder?

Anônimo disse...

Comprei um tenis pelo o catalogo, e ficou grande o distribuidor não quer troca por outro produto.o que eu devo fazer?

Carlos Henrique disse...

Meu irmão comprou um tenis da marca mizuno no shopping Bonsucesso na loja world tennis no valor de R$ 600.00 após usar o tenis pela 5x o bico abriu, ele levou o tenis a té a loja e a propria loja fez o reparro do tenis, porém agora não queremos mais o calçado, pois se der e com certeza o problema vai volta a loja não vai querer efetuar a troca, o que faço com o cas em questão?
Pois a loja já está com o tenis a mais de 30 dias e até agora nada.

Manuel disse...

Hoje em dia toda a gente quer ter direito de reclamar por tudo e por nada lol viva á republica das bananas!

Anônimo disse...

olá comprei uma sandália da marca Melissa, paguei 170,00 nela e usei ela 2 vezes e festa em casa mesmo o solado dela esta novíssimo mostra que ela não foi gasta dai engravidei e guardei ela na sacolinha que vem na caixa para guarda ela quando peguei ela para usar de novo uma estava colada na outra a tinta do salto sai para outra sandália e agora como já se passou 90 dias eles não querem trocar o que eu faço e muito abuso uma sandália cara mais com qualidade nenhuma ...

Anônimo disse...

Estou no mesmo caso com uma Melissa mas comprei na sexta e fez uma bolha enorme no calcanhar fui trocar na segunda e não trocaram...

Glaucia moesch disse...

Comprei uma sapatlha da marca Santa Lola pra minha filha numa sexta pra uma festa de casamento do sábado de no fim da festa o sapatlha toda tigrada com as ponta brilhosa"....as ponta da sapatlha descamou totalmente...em fim reclamei foi mandada para perícia e me retornaram dizendo q não é defeito de fábrica .....gente um sapato infantil tem que durar no mínimo trinta dias...e a final se uma marca como Santa Lola se dispõe a vender sapato infantil tem no mínimo oferecer qualidade , afinal linha infantil o nome já fala ( é pra criança) e criança brinca, pula.....como podem alegar um mal uso de apenas um dia que a menor usou., ?! Fica aqui meu protesto!!!!

Anônimo disse...

Pois comprei umas sandália schutz passei 2h no máximo com ela em um chá de bebe, simplesmente o solado se desmanchou, foi meu primeiro dia de uso, chego na loja detalhe após uma semana comprada a sandália, e a vendedora n quis trocar... Estou passada... rasguei 300 reais. Estou em estado de choque!!! :(

joana disse...

comprei um tênis da marca mizuno de 179.00 onde usei por 40 minutos em uma caminhada ele se enrugou todo nas laterais fui na loja pra troca o vendedor disse que não poderia troca porque não era defeito fica a minha indiguinasão com essa marca e com essa situação




Anônimo disse...

Olá meu nome lindaura .comprei um tênis troy usei uma vez encheu meus pés de bolhas.

lisandra de souza camara disse...

Olá sou a Lisandra comprei uma sapatilha damarca meio ponto da shoebiz só que essa sapatilha me machucou muito posso troca-la?

Anônimo disse...

Comprei uma sandalia (melissa)nao faz nem um mes de uso a loja nao é na minha cidade eles disseram que tenho apenas 30 dias para realizar a troca, gostaria de saber qual o prazo estipulado por lei para a troca da sandalia pois ela quebrou!

V Gamer disse...

Comprei uma chuteira de campo da kappa e usei uma vez e o solado dela se despedaçou todo o que eu posso fazer agora sera q tem como eu trocar? ??

V Gamer disse...

Comprei uma chuteira de campo da kappa e usei uma vez e o solado dela se despedaçou todo o que eu posso fazer agora sera q tem como eu trocar? ??

Brazzucaa disse...

comprei uma melancia mas nao tava com gosto de acerola. e agora?

Jean Marques disse...

Fiz a compra de um tenis da marca Adidas e o solado parecia que era de isopor, desgastou em menos de um mês. Entrei em contato com a loja autorizada e eles alegaram que não fazem troca por uso. Não recomento a ninguém os tenis da adidas!

Anônimo disse...

comprei um sapato, paguei 119n reais, nas loja Giovana calçados, em Corumba, ms, já faz três meses e ele rasgou embaixo, nos dois lados.Ele é tipo butty, e pelo que sei esses sapatos são feitos para durar, mas é uma porcaria...agora já era...

Anne Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola comprei um tênis da marca macboot essas da cor mostarda que se esta usando muito agora e depois de 3 meses reparei varios defeitos, pois nao Tinha reparado Ate Entao em uma festa de aniversaeio que eu fui me alertaram pois estava usando um pe de cada par diferente e a diferença e muito nítida nunca reapei por sempre o usa-lo a noite e gostaria de trocar pois isso e possivel?

Anônimo disse...

Boa tarde comprei um sapatenis onde usei no natal e ano novo , quando fui lavar ele se deformo , levei a loja eles mandaram pra calvin Klein fazer a avaliação e foi reprovado , mais não foi mal uso meu e sim uma má qualidade do produto oque pode ser feito tem 33 dias que foi pra avaliação

Felipe Montagnana Antunes disse...

Há algumas semanas encaminhei mensagem a MIZUNO, com fotos de alguns modelos de tênis Mizuno Wave, pedindo análise e solução para dois pares de tênis que rasgaram após poucos meses de uso. Foi com muita insatisfação que recebi resposta negativa da empresa argumentando que o prazo para reclamações é de 1 ano após a compra. Na verdade eu vacilei, sim, em ter encaminhado a solicitação após 1 ano de uso, sendo que os problemas nos tênis apareceram em 6 meses de uso. Mas meu vacilo maior foi confiar em uma marca que não dá "a mínima" para o consumidor, que paga caro pelos produtos. Não se compra um desses modelos hoje por menos de trezentos reais!
Como se já não bastasse o fardo moral e ético que temos que carregar por comprar produtos produzidos em países onde abunda mão-de-obra escrava e trabalhos desumanos, ainda temos que engolir a má qualidade desses tênis caríssimos!
Há anos tenho gastado mais em tênis do que com IPVA do meu carro.
É nítido que o produto apresentou problemas com pouco uso. Nas fotos que tirei dá para notar a diferença entre o tecido sintético superior do Mizuno Wave Creation novo e do modelo antigo do Mizuno Wave Enigma.
Ainda vou pesquisar se tenho algum direito nesse caso. Mas mesmo se eu não tiver, por já ter se passado 1 ano da compra, vou fazer questão de contar para todos os corredores e todos os meus amigos o descaso e a durabilidade dos novos Mizuno Wave!!! Ainda bem que para esses e outros problemas inventaram a SilverTape!!!
#MizunoNuncaMais

Anônimo disse...

Amélia
Comprei uma sandália azaléia de dedos e menos de 3 meses ela soltou uma tira 70,00 reais