sexta-feira, 17 de outubro de 2014

COMPLEXIDADE DE UM ATLETA


Nos inúmeros momentos em que os participantes de um enfrentamento esportivo tornam-se protagonistas de um lance, seja este com a posse do móvel do jogo ou não, este apresenta, na sua escolha exteriorizada da ação motora final (técnica) um conjunto interdependente de domínios esportivos. Estes domínios podem ser classificados em 4 grande domínios:

· Domínio Físico: V02 máx, Limiar Anaeróbio, flexibilidade, potência, força, velocidade, resistência, outras.

· Domínio Técnico: Ações técnicas da modalidade

· Domínio Tático: Ações estruturadas de acordo com o Modelo de Jogo Adotado (MJA) da equipe em todas as suas esferas:

· Domínio Psicológico: fatores intervenientes da performance esportiva tais como: ansiedade, stress, motivação, autoconfiança, determinação, concentração, atitude, outras.

· Domínio Cognitivo (Inteligência de Jogo): Conhecimento Declarativo, Conhecimento Procedimental, Tomada de Decisão, Antecipação, Memória, Percepção, Elaboração de Plano Mental.

A análise de uma partida ou de um fractal da mesma, assim como seu desfecho é, geralmente, avaliado apenas de acordo com seu sucesso (vitória) ou insucesso (derrota). Sabe-se no entanto que por algumas vezes a primeira pode esconder a escolha errônea de manifestação voluntária de domínios solicitados sendo ainda geradoras de sucesso. 



Fig: A complexidade do Atleta em Jogo

Pele eletrônica faz detecção precoce de câncer de mama

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2014
Pele eletrônica faz detecção precoce de câncer de mama
O dispositivo produz imagens de alta resolução mesmo de nódulos muito pequenos. [Imagem: Chieu Van Nguyen et al. - 10.1021/am5046789]
Dr. Sutiã
Já existem peles eletrônicas tão sensíveis quanto a pele humana, mas até agora todas as versões apresentadas eram apenas protótipos ainda sem a integração necessária para aplicações reais.
Chieu Nguyen e Ravi Saraf, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, decidiram então passar para a prática, vislumbrando uma aplicação onde a tecnologia pudesse fazer a diferença, e não apenas se tornasse um acessório.
Eles criaram então um módulo de pele eletrônica capaz de detectar sinais do câncer de mama de forma mais precisa do que o exame de toque, e mais simples e mais barato do que os exames tradicionais de ultra-som e ressonância magnética.
A pele eletrônica, que se amolda ao seio, "sente" os nódulos suspeitos no tecido mamário e gera imagens de alta qualidade.
Os testes mostraram que o dispositivo detecta nódulos que escapam ao exame de toque manual e mesmo a alguns exames clínicos - os testes foram feitos em modelos de seios de silicone.
Pele eletrônica faz detecção precoce de câncer de mama
Estrutura da pele eletrônica. [Imagem: Chieu Van Nguyen et al. - 10.1021/am5046789]
Deficiências dos exames
Segundo os dois pesquisadores, a tecnologia tem potencial para salvar vidas, uma vez que encontrar um nódulo agressivo quando ele tem metade do tamanho detectável hoje pode aumentar a taxa de sobrevivência das pacientes em 94%.
"A mamografia é imperfeita, especialmente quando se trata de testar mulheres jovens ou mulheres com tecido mamário denso. Exames clínicos da mama realizados por profissionais médicos como etapa inicial de triagem são baratos, mas normalmente não encontram nódulos até que eles tenham 21 milímetros de comprimento," afirmam eles.
Além de detectar os nódulos, a pele eletrônica consegue produzir imagens de alta qualidade, o que não havia sido conseguido até agora com tecnologias similares.
O próximo passo, antes que a pele eletrônica chegue ao mercado, será testar o dispositivo em pacientes, aferindo sua eficácia em comparação com os exames tradicionais.

Tecido robótico atrai atenção da NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2014
Tecido robótico atrai atenção da NASA
Exoesqueletos e equipamentos mecânicos para uso no espaço estão entre as potencialidades dos tecidos robóticos. [Imagem: Thomas Chenal et al. (2014)]
Robótica elástica
Os robôs moles, de corpo flexível, têm-se mostrado uma opção interessante devido à simplicidade dos seus mecanismos de locomoção.
Michelle Yuen e seus colegas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, estão tentando ampliar ainda mais o potencial dessa nova classe de dispositivos.
A ideia é aprimorar um conceito de "tecnologia elástica", que permita construir exoesqueletos de vestir, que possam dar maior firmeza e força às pessoas, robôs com peles sensoriais e roupas para pilotos e astronautas que neutralizem as "forças G" a que eles são submetidos.
Os protótipos iniciais desse tecido robótico consistem de uma malha de algodão contendo sensores plásticos e fios de músculos artificiais feitos com metais com memória de forma, materiais que, depois de flexionados, retornam à posição original quando recebem uma corrente elétrica.
"Nós integramos tanto a atuação quanto o sensoriamento, enquanto a maioria dos tecidos robóticos atualmente em desenvolvimento apresenta somente o sensoriamento ou outros componentes eletrônicos que utilizam malhas condutoras," disse a professora Rebecca Kramer, orientadora da equipe.
O tecido robótico é produzido em uma máquina de costura comum, o que permitirá no futuro sua incorporação em roupas e macacões.
Tecido robótico atrai atenção da NASA
[Imagem: Rebecca Kramer/Purdue University]
Robôs espaciais
Os primeiros testes estão sendo feitos criando "roupas" para blocos de espuma ou materiais infláveis. A força exercida pela roupa robótica transforma esses blocos inertes em robôs que se locomovem como minhocas.
Mas o trabalho já está inscrito em um projeto da NASA que solicitou a vários grupos de pesquisadores que criem "peles elásticas ativas para robótica flexível".
O objetivo é desenvolver uma classe de robôs moles nos quais todos os elementos funcionais sejam incorporados em uma pele elástica. Esta pele deve incluir circuitos eletrônicos flexíveis, que são menos sensíveis às vibrações, o que os tornará resistentes o suficiente para missões espaciais.
Esta tecnologia deverá permitir que os astronautas levem folhas de pele robótica leves e fáceis de guardar, que poderão ser montadas nos objetos necessários quando a missão chegar ao seu destino.